Responsabilidade

O fato de um texto ser postado neste blog não significa que ele expresse a posição da Rede Minka do Estado de São Paulo. Os textos têm a função de suscitar a reflexão e o debate entre os leitores.

11 de agosto de 2006

Eleições


Caros,
Estamos a menos de dois meses do primeiro turno eleitoral. E a mídia ainda não se deu conta da importância da eleição para os cargos do Legislativo (deputados estaduais e federais). Não percebeu que a corrupção ocorre, principalmente, para atender a pedidos de deputados fisiologistas, que somente pensam em engordar seus bolsos e nada fazem em benefício da população. Este tipo de deputado vota de acordo com o “suborno” que recebe dos governos e não cumpre a função de fiscalizar o Executivo e elaborar projetos e leis que regulamentem as relações sociais e permitam que haja democratização da riqueza, das terras, da tecnologia etc. Somente alguns (os detentores do capital), são beneficiados pelos fisiologistas. E o fosso social entre as classes continua grande e aumentando.

Ou será que a mídia se deu conta disso, mas para ela também é interessante manter os fisiologistas na Câmara Federal e nas assembléias legislativas? O que se sabe é que, mais uma vez, ela somente dá atenção aos candidatos aos cargos do Executivo. Nesta campanha, até mesmo aqueles que disputam uma vaga no Senado e nos governos dos estados estão menos lembrados. Parece que, para a mídia, a única coisa que importa é a eleição presidencial.

Quando começar a propaganda gratuita, os governadores terão mais espaço. Mas, o tempo destinado aos deputados é ridículo. Apenas aqueles que têm dinheiro conseguem elaborar materiais próprios para a divulgação de suas propostas.

Mas, existe uma forma para conseguir superar esta falta de atenção da mídia em relação aos deputados: a internet. É lógico que ainda é um meio disponível a poucas pessoas, mas dados apontam que os brasileiros estão entre os maiores usuários da rede em todo o planeta. Perto do número de pessoas que possuem televisores, é um número muito pequeno, mas é uma alternativa.

É lógico que, além desta divulgação é preciso continuar a realizar reuniões com amigos e conhecidos para debater sobre a conjuntura do país, economia, política e eleições, participar de atividades das PJs e de movimentos populares/partidos que abram espaço para o debate e para a expressão de nossas idéias. É preciso apresentarmos candidatos que se propõem a combater a política realizada há muito tempo.

A proposta, até mesmo para ajudar a fortalecer as Pastorais da Juventude (PJ, PJE, PJMP e PJR), é que as pessoas apresentem candidatos ligados, ou que tiveram ligação com alguma das PJs, independente do partido do qual fazem parte. Mas, lembrem-se: não basta ser ligado às PJs para que o candidato seja bom. Ele precisa estar comprometido com a política limpa, sem fisiologismo, e estar disposto a contribuir com a organização das PJs e dos movimentos populares.

Mas, também não basta votar em candidatos comprometidos. É preciso acompanhar e contribuir efetivamente com o mandato. Comparecer às urnas é importante, mas é preciso ajudar o mandato a exercer pressão sobre os atuais detentores do poder para que a democracia ocorra verdadeiramente. Caso contrário, o mandato será voto vencido nas plenárias e nada será realizado e nem a organização pastoral/popular será efetivada. É isso mesmo, o mandato deve ser apenas a base de apoio para a organização pastoral/popular. Isso ajuda a evitar, inclusive, a institucionalização do mandato, ou que o representante tome atitudes por si, sem consultar a base.

Não tenham medo! Utilizem a internet para divulgar candidatos de sua confiança. Sua contribuição pode ajudar na decisão do voto de pessoas que ainda não se decidiram e ajudar a minimizar o fisiologismo na Câmara Federal e nas assembléias legislativas. Aproveite e faça um comentário sobre este texto no blog da Rede Minka – SP (http://redeminka-sp.blogspot.com/).

Rede Minka – SP
Equipe de Comunicação

Um comentário:

Anônimo disse...

Camaradas,

estas eleições já estão bem definidas, ao menos, naquilo que interessa aos grupos dominantes de nossa sociedade.

Eleição do Lula para Presidente, Alckmin para Governador de São Paulo, Aécio Neves para Minas Gerais... quanto aos deputados, federais e estaduais, ficam regionalizados, muito localizados em sua própria região, limitados... para ser mais fácil de se fazer acordos, incentivando o assistencialismo, a politicagem e outras formas de deturpar a Política.
Não vamos nos esquecer de fazer e pensar POLÍTICA de forma ampla, mais articulada, além das eleições e cargos. Vamos fazer política para mudar as estruturas, as relações de poder, a economia. Quem sabe, assim, saímos bem fortalecidos.

Mauro Kano.