Responsabilidade

O fato de um texto ser postado neste blog não significa que ele expresse a posição da Rede Minka do Estado de São Paulo. Os textos têm a função de suscitar a reflexão e o debate entre os leitores.

23 de dezembro de 2010

Análise de Conjuntura da CNBB: Leitura pode auxiliar na atuação militante

Geralmente uma análise de conjuntura já sai com um pouco de atraso. Eu também estou atrasado ao postar esse texto 20 dias depois de o documento de Análise de Conjuntura da CNBB ter sido postado no site da entidade. Mas, para aqueles que ainda não leram o documento, recomendo a leitura. O texto contribui para ampliar a visão de mundo e o entendimento de como a CNBB o enxerga. Isso, consequentemente, também auxilia em nossa atuação militante.

O primeiro tema a ser tratado nas dez páginas do documento postado no site da entidade reflete sobre o resultado das eleições parlamentares nos Estados Unidos e as consequências para a comunidade internacional.

Em seguida, aborda o acordo internacional em relação à preservação das espécies, firmado em outubro, em Nagoya (Japão). Mantendo o enfoque ambiental, sobre a COP 16, ocorrida no momento em que a análise estava em preparação, cujo tema são as mudanças climáticas. Aliás, a leitura e reflexão pode contribuir muito com a preparação das lideranças com relação à próxima Campanha da Fraternidade, que terá como tema Fraternidade e Vida no Planeta, com o lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22). A CF é realizada durante os 40 dias da Quaresma, que em 2011 tem início no dia 9 de março.

O texto reflete ainda sobre a “guerra cambial”, que tem os EUA e a China como principais envolvidos, dos problemas caudados a outros países, como o Brasil, e aponta saídas.

Ainda no rastro da crise financeira, fala sobre a onda de protestos em vários países da União Européia.

Descendo para a América Latina, desenvolve uma reflexão acerca do significado da morte de Nestor Kirchner, ex-presidente da Argentina, e as possíveis consequências para a Comunidade Sul-Americana de Nações.

Em âmbito nacional, aborda o “discurso da vitória” de Dilma e os desafios que a presidente eleita terá que enfrentar em seu governo.

Também trata dos primeiros números oficiais do Censo 2010 e de seus impactos na distribuição dos recursos para os municípios.

Ainda retoma a necessidade de atualização dos índices de produtividade rural como instrumento que pode agilizar a execução da Reforma Agrária.

Encerrando a análise, são destacadas notícias sobre o Congresso Nacional, como a divulgação do “ranking” dos melhores parlamentares; o esforço para aprovação de temas importantes ainda em 2010; a tramitação das alterações propostas no Código Florestal Brasileiro; a retomada das discussões sobre a Reforma Política; impasses na indicação da nova presidência da Câmara dos Deputados; a votação do Estatuto da Juventude; o adiamento para o próximo governo da aprovação da CLS (Consolidação das Leis Socais), bem como o aumento do valor do “Bolsa-família”.

Nenhum comentário: